Buscar
  • radioregionalfm20

Poeta cearense Bráulio Bessa fará palestra na Jornada Pedagógica da SEMEC de Cícero Dantas

O encontro que reúne todos os profissionais da educação do município irá acontecer de 31 de janeiro à 04 de fevereiro


O poeta cearense Bráulio Bessa está confirmado na lista de palestrantes da Jornada Pedagógica 2022 da Secretaria Municipal de Educação de Cícero Dantas. O encontro que reúne todos os profissionais da educação do município irá acontecer do dia 31 de janeiro à 04 de fevereiro.


A programação da Jornada Pedagógica foi divulgada nesta quarta-feira (26) nas redes socias da prefeitura.


Ao todo, serão 14 palestras ao longo da semana, sobre variados temas. A SEMEC afirmou que os encontros serão realizados em várias unidades escolares, a exemplo de colégios do Ensino Fundamental, creches e a sede da secretaria.


Entre os mediadores estão a professora e gestora de convivência, Anna Virgínia; Renan Vieira; Caroline Leão, representante de uma editora, o professor Glaydston Machado; Érica Fernanda, professora mestre da Faculdade Ages; e Risomar Santa Rosa, também professora da unidade de ensino superior.


O encerramento da Jornada Pedagógica será marcado pela palestra do poeta e cordelista Bráulio Bessa, conhecido nacionalmente pelos belíssimos versos.

Ele irá se apresentar presencialmente no Colégio Monsenhor Galvão, a partir das 19h, para toda a rede de educação.

Saiba mais sobre Bráulio Bessa



Bráulio se define como um fazedor de poesia. O rapaz foi o artista mais assistido e partilhado nas redes sociais da Globo durante o ano de 2017.


O poeta nasceu em Alto Santo (interior do Ceará) no dia 23 de julho de 1985.


Quando tinha apenas 14 anos, Bráulio começou a escrever poesia popular - inspirado no seu principal ídolo, o poeta Patativa do Assaré.


Aos 26 anos lançou a página Nação Nordestina no Facebook e teve enorme repercussão online - o vídeo declamando o poema Nordeste independente viralizou de tal forma que chamou a atenção de produtores de televisão.


Graças a esse vídeo, Bráulio foi convidado para participar de um programa da Fátima Bernardes em 2015, onde declamou os seus poemas.


O público gostou tanto da participação que Bráulio acabou ganhando um quadro fixo a partir de outubro de 2015 chamado Orgulho de ser nordestino. Com participação constante no programa matinal se tornou Consultor de Cultura Nordestina.


Da vasta produção do poeta nordestino selecionamos dois trechos de obras bastante populares.


A mão de um amigo (trecho)

"É justo quando um espinho

perfura seu coração

que você se aperreia

por um amigo, um irmão,

um conhecido, um parente

que sinta o que você sente

e lhe estenda a mão".





Redação: Romário Santos