top of page
Buscar
radioregionalfm20

Prefeito de Heliópolis é alvo de denúncias por suposto abuso de poder político-econômico e fraudes eleitorais



O prefeito reeleito de Heliópolis, Mendonça Dantas (MDB), está no centro de uma série de denúncias apresentadas pela oposição liderada por Thiago Andrade (PSD).

 

Entre as acusações estão abuso de poder político-econômico por supostas contratações irregulares de servidores e suspeitas de fraudes eleitorais. A defesa de Andrade também solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma revisão eleitoral no município, levantando questionamentos sobre a lisura do pleito. 

 

 

A principal ação acusa Mendonça Dantas de inchar a máquina pública com contratações temporárias e comissionadas, incluindo funções como assistentes de saúde e de serviços públicos, caracterizando desvio de finalidade. Relatórios internos mostram um aumento de 63,04% no número de cargos comissionados entre maio de 2023 e maio de 2024, com impacto direto nos gastos fiscais. Segundo a acusação, as contratações tiveram finalidade eleitoreira e violaram a Lei nº 9.504/97, que proíbe tais práticas nos três meses anteriores ao pleito. 

 

No início de novembro, o advogado Vinicius Andrade também impetrou uma denúncia contra o MDB e algumas candidatas a vereadora por suposta fraude na cota de gênero, acusando-as de atuarem como candidatas laranjas apenas para cumprir os requisitos legais. A denúncia reforça o questionamento sobre as práticas eleitorais do grupo político. 

 

Além disso, a defesa de Thiago Andrade solicitou ao TSE uma revisão eleitoral no município. Um dos pontos levantados foi o aumento de 295% nas transferências de eleitores em 2024 em comparação com 2023. O crescimento anormal no número de transferências chamou a atenção do grupo oposicionista, que atribui o fato a possíveis irregularidades que influenciaram o resultado da eleição. 

 

As ações protocoladas pedem: 

- A inelegibilidade de Mendonça Dantas e demais envolvidos por oito anos; 

- A cassação de seu diploma e dos candidatos que supostamente participaram das irregularidades; 

- Multas e outras sanções cabíveis. 

 

O prefeito Mendonça Dantas e os demais citados terão prazo para apresentar defesa. As denúncias serão analisadas pela Justiça Eleitoral e pelo TSE, que decidirão sobre a procedência das acusações e a aplicação das penalidades.

 


Por: Regional FM 100,9/ Romário Santos

תגובות


bottom of page