Com o avanço da dengue na Bahia, 269 municípios do estado foram declarados em epidemia. Destes, Vitória da Conquista lidera o ranking em número de casos prováveis da doença, com 21.099 dos 134.953 de todo estado baiano. Segundo afirmou o subsecretário da saúde do Estado, Paulo Barbosa, “o município tem o triplo de casos de Salvador e quatro vezes mais do que Feira de Santana”.
A região sudoeste, onde fica Conquista, concentra 65% dos óbitos do estado, que já são 37 no total. Vitória da Conquista registrou 8 mortes, seguida de Jacaraci (4), Feira de Santana (3), Juazeiro (3), Piripá (3), Caetité (2), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Coaraci (1), Encruzilhada (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Palmas de Monte Alto (1), Santo Estêvão (1) e Seabra (1).
O subsecretário de saúde afirmou ainda que, tendo em vista o combate à doença, o governo investiu na “aquisição de novos veículos de fumacê, distribuição de kits para agentes de endemias, envio de medicamentos e equipamentos, além da oferta de treinamento para equipes assistenciais”.
A vacinação também uma grande aliada na defesa contra a dengue. Até então, a Bahia já recebeu 170.469 doses do imunizante, tendo aplicado 110.448. Apenas crianças e pré-adolescentes de 10 a 14 anos podem ser vacinados.
Foto: National Institute of Allergy and Infectious Diseases/Unsplash
Por: Metro1
Comments