Buscar
  • radioregionalfm20

Ribeira do Pombal terá programa Melhor em Casa; equipe de saúde atende pacientes em domicílio



O prefeito de Ribeira do Pombal, Eriksson Silva, e a Secretaria Municipal de Saúde, comemoraram a inclusão do Programa Melhor em Casa, nos serviços de saúde disponibilizados na cidade.


O Programa tem como objetivo levar saúde aos cidadãos até o conforto dos lares através de Assistência especializada em domicílios, desospitalizando pacientes, incentivando o autocuidado, e também, capacitando familiares ou cuidadores.


De acordo com a gestão, o Melhor em Casa contará com uma equipe multiprofissional composta por: médico, enfermeira, técnicos de enfermagem, assistente social, fisioterapeuta, e nutricionistas, que deverão fazer as visitas e cuidados especializados aos pacientes cadastrados.


Eriksson Silva divulgou em suas redes sociais, um vídeo anunciando a conquista para o município. Além disso escreveu: “ Mais um serviço de saúde que vai proporcionar qualidade de vida e, além disso, vai capacitar os familiares para continuidade da assistência aos pacientes!” pontuou.


Para ter equipes do Programa Melhor em Casa, os municípios e/ou Estados devem aderir ao programa do governo federal. Para isso, deverão fazer uma solicitação de custeio dessas equipes por meio do Sistema de Apoio à Implantação de Políticas de Saúde (SAIPS).


Para solicitar habilitação para o custeio das equipes do Programa Melhor em Casa, o município precisará fornecer informações referentes a: dados demográficos e epidemiológicos do município, objetivos, quantidade de equipes, profissionais, estruturação da rede no município, infraestrutura, educação permanente dos profissionais e suporte aos cuidadores, monitoramento e avaliação.



Redação: Romário Santos