top of page
Buscar
  • radioregionalfm20

Uneb vai instalar campus para atender indígenas e povos tradicionais em Jeremoabo

Com o objetivo de atender, com exclusividade, os povos indígenas, quilombolas, agricultores familiares e povos tradicionais do norte, nordeste e oeste da Bahia, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), vai instalar um novo campus em Jeremoabo, município localizado na região nordeste do Estado, integrante do Território Semiárido Nordeste II.

O Campus Avançando de Formação e Pesquisa para os Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Camponesas (Campus Avançado de Jeremoabo – OPARÁ UNEB), está viabilizado graças a uma parceria entre UNEB, a Prefeitura Municipal de Jeremoabo e o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF).

A nova unidade de ensino superior é uma antiga aspiração dos povos indígenas, que reivindicavam instalações adequadas para as atividades de ensino, pesquisa e extensão já oferecidas através do Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação – OPARÁ, atualmente instalado precariamente no Departamento de Educação (DEDC 8), sediado em Paulo Afonso.

O Opará será transferido para Jeremoabo, levando os cursos, ora ofertados, de Licenciatura Intercultural em Educação Indígena (LICEEI), de Pedagogia Intercultural, da Especialização em Gestão e Educação Intercultural Indígena (PGGEII) e Mestrado em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras (PPGEAFIN). Também será transferido o curso de formação continuada de professores indígenas, “Ação Saberes Indígenas na Escola”, realizado em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão PE). Em 2024, deverá ser implementado o curso de Agroecologia.

No próximo dia 31 de julho, às 09h, haverá um Ato Solene para a consolidação da instalação do Opará no atual Centro de Territorial de Educação Profissional – CETEP Semiárido Nordeste II, localizado na rodovia BR-110, Km 94, em Jeremoabo, espaço que sediará o novo campus. Estarão presentes ao evento a Reitoria da Uneb, o Presidente da CBHSF, o Prefeito de Jeremoabo, além de outras autoridades, entre os quais deputados, prefeitos, vereadores, e representantes dos povos comunidades tradicionais da região.

Na ocasião, o prefeito municipal, Sr. Derisvaldo Santos fará a entrega da Escritura Pública de Doação dom imóvel e será assinado o Protocolo de Intenções a ser celebrado entre UNEB e o CBHSF, para reforma e ampliação das instalações do referido espaço.

Com anunência da REitoria da Uneb, a coordenação do Opará vai buscar parcerias com as demais prefeituras da região e cominstituições públicas e privadas, para consolidadar e ampliar as atividades de ensino, pesquisa e extensão projetadas.

bottom of page