Com as baixas temperaturas, risco de doenças respiratórias em idosos aumenta, alerta pneumologista
- radioregionalfm20
- 11 de jul.
- 1 min de leitura

Esta semana marca uma data importante para a saúde pública: o Dia Nacional da Imunização, celebrado em 9 de junho. A data reforça a necessidade de manter a caderneta de vacinação em dia, especialmente com a proximidade do inverno, que chega logo mais, no dia 20, e, com ele, vem o risco das doenças respiratórias, principalmente nos idosos.
Manter a caderneta de vacinação em dia protege não apenas a saúde das pessoas com mais de 60 anos, mas de toda a família, de acordo com Margareth Dalcolmo, pneumologista e embaixadora da vacinação no Ministério da Saúde. A médica explica por que nessa época os vírus e bactérias circulam com maior intensidade e quais são eles:
A médica esclarece o motivo dessa maior vulnerabilidade: com a idade, nosso sistema de defesa enfraquece, um processo chamado imunossenescência:
Margareth Dalcolmo diz que, por esses fatores, é recomendável que os idosos estejam com a sua caderneta de vacinação em dia. Ela também destaca a importância de que avós e idosos que convivem com crianças garantam que os pequenos estejam totalmente vacinados, seguindo o calendário vacinal da primeira infância:
A pneumologista reforça que a vacinação evita hospitalizações e, portanto, protege os idosos do agravamento de uma doença respiratória. Converse com seu médico para entender como manter a sua família protegida, especialmente da população 60+, durante o inverno.







Comentários