top of page
Buscar
  • radioregionalfm20

Educação intensifica ações de segurança e cultura de paz nas escolas

Desde o início da atual polêmica sobre a segurança nas escolas, a Prefeitura de Ribeira do Pombal vem realizado iniciativas para garantir que as escolas municipais continuem sendo locais seguros, acolhedores e com uma única preocupação compartilhada entre pais e professores: o desenvolvimento e formação humana de crianças e estudantes. Diálogos frequentes para avaliação e tomadas de decisões, suporte intenso da Guarda Civil Municipal, com presença ostensiva e colaborativa das escolas, apoio mútuo entre a Prefeitura e as forças de segurança presentes no município, além da adoção de iniciativas de prevenção orientadas e pactuadas com a comunidade escolar reforçam as ações conjuntas pela segurança.


A Secretaria de Educação (Seme), já pauta sua ação e planejamento pedagógico sob o viés da cultura da paz, entendendo que além das ações de segurança para combater a violência, é preciso enfrentar o medo, um sentimento que pode impedir de ensinar e aprender. Por isso as escolas tem construído espaços de diálogo, de escuta e de disseminação de informações confiáveis, tratado de temáticas como bullying, comunicação não violenta, antirracismo e emoções. A Secretaria também disponibiliza atendimento psicológico a estudantes e professores da Rede através do Centro Multidisciplinar de Apoio Pedagógico e Psicossocial – Cemapp.


A presença de sensores nas escolas, as rondas escolares e a orientação aos agentes de portaria sobre a atenção redobrada aos protocolos de entrada e saída de pessoas somam-se aos esforços empenhados. Além disso, foram adotadas medidas internas para que qualquer atitude ou comportamento inadequados, que comprometa a tranquilidade, sejam tratados com imediata tomada de providências, inclusive disciplinares. Durante toda a semana escolas e CMEIs promoverão atividades pela cultura da paz, pois é o espaço escolar precisa continuar sendo um lugar de afeto, desenvolvimento e formação humana.



Comments


bottom of page